O vazamento de gás é algo muito perigoso. E para evitá-lo é preciso tomar algumas providências e medidas de segurança.

Pensando na sua segurança, a Gás Vale separou nesse post todas as dicas essenciais de como descobrir se seu gás está vazando. Além disso, falaremos também sobre os perigos que esse vazamento pode ocasionar.

Abaixo listamos alguns problemas que podem acontecer caso o vazamento não seja contido de forma correta.

O vazamento de gás pode causar explosão e/ou incêndio

Como citado anteriormente, o GLP é uma substância altamente inflamável, por esse motivo, se mal instalado pode ocasionar graves acidentes. Uma simples faísca é capaz de gerar uma explosão e ainda aumentar o risco de um incêndio.

Em caso de explosão e incêndio, entre em contato com o corpo de bombeiros.

como identificar o vazamento - Como identificar o vazamento de gás?

 

Asfixia

O gás LP, ao contrário do que muitos pensam, não tem odor próprio, e o cheiro que sentimos quando há vazamento, é na verdade derivado de um composto a base de enxofre, adicionado para revelar a presença do GLP em casos de vazamento.

O GLP não é venenoso, nem tóxico, porém é asfixiante, podendo causar asfixia se inalado por longos períodos de tempo, afinal, devido a sua composição, respirá-lo significa inspirar menos ou nenhum oxigênio.

Como detectar o vazamento de gás

Você pode verificar se seu gás está vazando por meio da conta e aumento nos gastos com o GLP e pela detecção de seu cheiro característico.

No entanto, se o vazamento for muito pequeno, pode ser que você não consiga identificar por meio dessas técnicas. Por isso, existem também outras formas de evidenciar o vazamento de gás:

  • Passe uma esponja com água e sabão nas conexões, se aparecerem bolhas, é sinal de vazamento.
  • Feche as válvulas ou os registros perto dos aparelhos de gás e confira, durante 20 minutos, se ainda assim há algum consumo.

Como proceder em caso de vazamento

Se você descobrir algum vazamento, mesmo que pequeno, deverá seguir os passos a seguir para evitar maiores complicações:

  • Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás.
  • Evite encostar em aparelhos elétricos e interruptores do local.
  • Os ventiladores não podem ser utilizados de forma alguma, já que podem soltar faíscas.
  • Caso seu gás seja encanado, entre em contato com seu fornecedor. Do contrário, ligue para os bombeiros pelo 193 e acione também a companhia que forneceu seu botijão.

Como prevenir o problema

A instalação de gás mal realizada é tão grave quanto a precariedade de uma rede elétrica. Para prevenir problemas, o gás, em botijão ou encanado, bem como os aparelhos que o utilizam, deve ser instalado por um profissional em um local onde haja boa ventilação para que se dissipe no caso de um vazamento.

Além disso, é importante que você saiba quais distribuidoras possuem selo de segurança, afinal, o gás está sob pressão dentro dos botijões, e se estes forem mal envasados ou mal armazenados, podem facilitar o vazamento e causar acidentes. Fazer uso de gás em um lugar fechado é extremamente arriscado.

Procure sempre por revendedoras como a Gás Vale, que trabalhem com o botijão dourado da Supergasbras.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?