Acabar o gás durante o preparo de uma refeição é uma situação com a qual muitos de nós já nos deparamos.

Trocar o botijão pode parecer uma tarefa simples, mas requer alguns cuidados especiais para garantir a segurança da sua casa e sua família.

Com nossas dicas, você realizará essa operação com confiança e segurança:

Como Fazer a Troca do Botijão de Gás

Antes de iniciar a troca do botijão de gás, certifique-se de que o ambiente esteja bem ventilado e afastado de fontes de calor. Desligue os botões do fogão para evitar riscos. Com os preparativos realizados, siga as etapas abaixo:

Movimentação Segura: Ao transportar os botijões, seja o novo ou o vazio, mantenha-os na posição vertical, evitando rolar.

Remoção da Etiqueta: Leia e remova a etiqueta com as instruções de instalação e manuseio. Guarde-a para futuras consultas.

Remoção do Lacre: Retire o lacre de segurança da válvula do botijão com as mãos, evitando o uso de ferramentas que possam danificar a válvula.

Conexão Segura: Rosqueie o regulador de pressão de gás do botijão vazio na válvula do cheio. Certifique-se de que esteja bem rosqueado, mas evite o uso de alicates e martelos.

Verificação dos Componentes: Avalie se a mangueira, o regulador de pressão de gás e as braçadeiras estão em bom estado. Substitua-os, se necessário, por componentes certificados pelo INMETRO.

Teste de Vazamento: Após a instalação, faça um teste de vazamento passando uma esponja embebida em água e sabão na conexão da válvula com o regulador de pressão. Se formarem bolhas de sabão, refaça a instalação.

O que Fazer em Caso de Vazamento de Gás

Mesmo seguindo todas as precauções, é importante saber como agir em caso de suspeita de vazamento de gás. Se notar bolhas na conexão durante o teste de vazamento, siga os procedimentos abaixo:

Vazamento sem Fogo:

Avisar as pessoas e retirar os animais do local.

Não acionar interruptores ou ligar/desligar aparelhos elétricos.

Abrir portas e janelas para ventilação, mas evitar o uso de ventiladores.

Desligar o registro do regulador de pressão de gás e desconectá-lo da válvula. Se o vazamento persistir, remover o botijão para uma área aberta e ligar para a assistência técnica.

melhores dicas de seguranca ao trocar o botijao de gas em casa - Confira nossas melhores dicas de segurança ao trocar o botijão de gás em casa

Vazamento com Fogo:

Ligar imediatamente para os bombeiros.

Afastar as pessoas e animais do local.

Tentar fechar o registro do regulador de pressão, se possível.

Remover materiais inflamáveis da área, sem colocar-se em risco.

Cuidados Adicionais para Segurança Residencial

Além das medidas durante a troca do botijão, é essencial manter alguns cuidados para garantir a segurança da sua residência:
Manter o registro do gás fechado quando o fogão não estiver em uso.

Armazenar os botijões em local adequado, com boa ventilação.

Contratar um seguro residencial com cobertura para danos causados por incidentes com o botijão.

Conclusão

Não negligencie a segurança da sua casa e da sua família. Siga todas as precauções e conte com um seguro residencial para proteger seu patrimônio. Entre em contato com nossa equipe para conhecer as opções disponíveis e garantir a segurança do seu lar.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbrás, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?