Você já ouviu falar sobre a importância do controle de custo variável na gestão de padarias e cafeterias? Na matéria de hoje vamos apresentar a você tudo sobre essa ferramenta que poderá fazer toda a diferença em sua gestão.

Em suma, o cálculo e gerenciamento do custo variável depende de duas modalidades do índice: o custo previsto e o custo realizado.

O primeiro representa a composição do faturamento da empresa, e reflete a média dos mark-ups utilizados em cada departamento, projetando o índice previsto. Já o segundo, é encontrado por meio da apuração do estoque inicial e final do período analisado.

Efetuar o Controle de Custo Variável significa controlar os principais processos realizados dentro da empresa. Entenda porque nesse artigo!

controle de custo variavel entenda o que e e quais ferramentas podem lhe ajudar - Controle de Custo Variável: Conheça Aqui a Ferramenta que Pode Fazer a Diferença na Gestão de Padarias e Cafeterias

Gestão de padarias: Qual a importância do controle de custo de variável?

Fazer o controle do custo de variável te ajudará a controlar os principais processos dentro de sua empresa, desde as compras e produção, até processos administrativos, vendas na loja e distribuição para clientes externos.

Nesse sentido, ao calcular a diferença entre os dois resultados, o que era esperado e o que de fato aconteceu, temos a Diferença de Custo Variável.

De forma geral, esse é o número que aponta as quebras no processo de produção, venda de produtos e movimentação dos recursos financeiros na gestão de padarias e demais empresas.

Custo variável previsto

O custo variável previsto, por sua vez, representa a composição do faturamento da empresa, e reflete a média dos mark-ups utilizados em cada departamento, projetando o índice previsto.

Custo Variável Realizado

Já o custo variável realizado é a soma do Estoque Inicial, apurado pelo Inventário mais a Entrada de produtos, apurada pelo Diário Econômico; debitando-se o Estoque Final, apurado pelo Inventário do fim do período.

A princípio, seu valor é definido a partir do cálculo: Estoque Inicial + Entrada de produtos a preço de custo – Estoque Final = CMV Realizado Diferença de Custo Variável.

A porcentagem encontrada na diferença entre o custo variável previsto e o realizado é o número que determina o volume de falhas nos processos da empresa.

Esse índice de inconformidade entre o esperado e o real aponta o que está sendo perdido em faturamento, ao longo do caminho, o que ajuda muito no processo de gestão de padarias e demais empresas.

Analisando a diferença

Para analisar a diferença é importante considerar os seguintes valores: Custo Variável Ideal Para uma empresa com venda direta ao consumidor, deve ser de 28% a 30%, na produção própria.

Para produtos de revenda, é ideal um custo variável de 68% a 70%. Já para empresas que trabalham por atacado, o ideal deve ser de 45% para produção própria.

Portanto, a diferença considerada aceitável entre o previsto e o realizado é de até 2% da Venda Bruta para Revenda, e no máximo 3% da Venda Bruta para Produção Própria.

Da mesma forma, em relação ao faturamento total, a diferença entre o previsto e realizado não pode ultrapassar 2%. Entende-se como faturamento total a soma dos produtos de revenda e da produção.

Quando há desequilíbrio nos resultados obtidos, o custo variável pode ser: Acima do previsto: Significa que o consumo de matéria-prima e as perdas serão maiores do que o planejado.

Qual a importância do custo variável para a gestão de padarias?

O controle de custo variável ajuda a detectar problemas que estão ocorrendo dentro da empresa, ajudando a controlar a gestão de padarias, e oferecendo ao proprietário a chance de identificar esses problemas e revertê-los.

Aponta as quebras nos processos, responsáveis pelos resultados insatisfatórios de rentabilidade. Por exemplo, identificar desperdícios na produção, desvio de produtos ou dinheiro, preço de custo defasado ou compras mal planejadas.

O cálculo e gerenciamento do custo variável depende de duas modalidades do índice: o custo previsto e o custo realizado.

O primeiro representa a composição do faturamento da empresa, e reflete a média dos mark-ups utilizados em cada departamento, projetando o índice previsto.

Já o segundo, é encontrado por meio da apuração do estoque inicial e final do período analisado.”

Fonte: https://bit.ly/3bIs07E

Quer saber mais sobre gestão e desenvolvimento de uma empresa? Confira essa matéria de como melhorar a experiência de seus clientes.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?