Algumas pessoas acreditam que deixar a válvula do gás (registro do botijão) meio fechada pode reduzir até 50% do consumo. Esse pensamento tem ganhado força na internet.

A teoria, no entanto, é falsa, e pode causar um risco de segurança, além do desperdício de gás. Entenda por que deixar a válvula do gás pela metade é perigoso e confira como estar em segurança ao utilizar gás em sua casa.

deixar a valvula do gas - Deixar a válvula do gás pela metade é perigoso?

 

Por que deixar a válvula do gás pela metade é perigoso?

Ao trabalhar com uma quantidade reduzida de gás passando pelo regulador, a chama do fogão estará sob baixa pressão. O vento, por exemplo, pode acabar apagando essa chama e causar um acidente de vazamento de gás.

Além disso, a sensação de economia com o método não é verdadeira. Com a queda da pressão, o botijão não conseguirá mais trabalhar quando estiver em sua mínima.

Assim, a impressão é de que o gás acabou, fazendo com que pareça necessário fazer a troca enquanto ainda há gás disponível para o uso. Entenda como saber se o gás está acabando de verdade.

Quando o gás está acabando de verdade, ele muda do estado líquido para o gasoso por conta da compressão. Isso, além do próprio consumo do produto, faz com que o botijão fique mais leve do que era no início.

Além disso, ao final do botijão, as pontas da chama do fogão que antes eram de um azul intenso ficam alaranjadas ou amareladas e trepidantes, até que o fogo falhe completamente.

Válvula do gás: para que serve?

A válvula para botijão de gás é um dos itens que faz com que o gás GLP seja um recurso seguro e econômico para você cozinhar ou obter energia para sua casa.

Também conhecida como registro ou regulador, essa válvula é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do seu fogão, cooktop, aquecedor a gás, etc.

Isso ocorre de forma automática e graças à mudança de pressão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

Assim como o próprio cilindro de gás, a válvula é um produto regulado pelo INMETRO. Isso quer dizer que, contendo o selo de certificação, sua válvula obedece todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?