Os diferentes modelos de empilhadeira a gás disponíveis no mercado são, no geral, bastante eficientes. Por serem movidas a gás GLP, uma fonte energética com alto potencial calorífico, elas conseguem atingir uma melhor performance gastando um menor volume de combustível.
Confira abaixo mais detalhes sobre o funcionamento de uma empilhadeira a gás, quais são as suas vantagens, a manutenção que demanda e muito mais.
Empilhadeira a gás: como funciona?
Empilhadeiras a gás operam com o auxílio de um cilindro de GLP industrial. A instalação desses cilindros é bastante intuitiva e pode ser feita em poucos minutos.
Sua operação pode ser feita por um único operador, o qual deve ser treinado para operá-la corretamente e prevenir acidentes, visto que há algumas particularidades no seu manuseio que a tornam diferente de outros veículos.
Quais as principais vantagens da empilhadeira a gás?
-
- Atingem maiores velocidades que as empilhadeiras a diesel.
- Pode ser rapidamente abastecida.
- Dependendo do modelo escolhido, podem atingir até 21 km/h.
- Preço mais baixo que empilhadeiras elétricas.
- Existem modelos de empilhadeira a gás mais robustos que modelos elétricos.
- Maior capacidade de elevação de carga quando comparada com modelos a diesel.
- Tem uma performance satisfatória em terrenos não planos.
- São resistentes a condições adversas, como frio e umidade.
Quanto consome uma empilhadeira a gás?
O volume de gás industrial consumido por uma empilhadeira costuma variar entre 2 kg e 4 kg por hora. A variação ocorre conforme o tamanho da empilhadeira e a eficiência do motor que ela tem.
Manutenção de empilhadeira a gás
É recomendado checar as empilhadeiras do seu negócio diariamente para garantir um bom funcionamento. A checagem deve abranger todos os fluidos usados nela, como o óleo de transmissão e o líquido refrigerante do motor. Outros itens importantes a serem checados são o filtro e o redutor, pois estes sofrem desgastes conforme são utilizados e precisam ser substituídos periodicamente.
Cuidados com a empilhadeira GLP
-
- Tanto a checagem diária, quanto a operação da empilhadeira, devem ser feitas por um operador capacitado que esteja utilizando os EPIs necessários.
- Não ultrapasse o limite de carga da empilhadeira a gás.
- Ao operá-la em ambientes fechados, é necessário utilizar um oxicatalisador ou outros dispositivos neutralizadores similares.
- Não deixe a empilhadeira ligada sem que haja um operador em cima dela.
- Tenha certeza de que o cilindro de GLP foi corretamente posicionado antes de começar a usá-la.
- Não utilize fontes de calor, como maçaricos e isqueiros, próximas à empilhadeira a gás.
Tomar esses cuidados básicos com a sua empilhadeira diminuirá a necessidade de manutenção e reposição de peças, além de evitar acidentes.
Referência: https://bit.ly/3avalCk
Gás Vale, distribuidora de gás LP para casa ou empresa em Santa Catarina
A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade da Supergasbras. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20 e P45, além de água de 20L da Imperatriz e Gravatal.
O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.
Não fique na dúvida, peça agora!