Bares, restaurantes, hotéis e até mesmo residências possuem muitas preocupações, uma delas é evitar incêndios na cozinha.

Isso se deve principalmente pela combinação que há no local, como fontes de calor e elementos que podem servir como combustível, como gordura, óleos e materiais que queimam fácil.

Sendo assim, é importante ter certos cuidados, pois até mesmo uma pequena chama pode alastrar rapidamente por todo o local, por conta da estrutura do ambiente e da presença massiva de elementos inflamáveis.

Outro agente que aumenta os riscos de incêndio em uma cozinha é a condição dos equipamentos de cocção.

Se houver muita sujeira acumulada nessas fontes de calor, e se não houver limpeza adequada em filtros e coifas, o risco de propensão a incêndio é ainda maior.

Como prevenir incêndios na cozinha

Algumas regras são essenciais para prevenir incêndios em cozinhas industriais e residenciais. Conhecer e aplicar essas regras é fundamental para evitar possíveis tragédias.

O fator mais importante para evitar esse perigo é instalar equipamentos confiáveis e de boa qualidade e sistemas de detecção de incêndio, pois irão proteger o ambiente.

Extintores de incêndio, saídas de emergência e suas devidas sinalizações, sistemas de alarme e detecção e sprinkles são alguns dos elementos obrigatórios, que devem passar por manutenções regulares para garantir a sua funcionalidade em estabelecimentos como restaurantes e bares.

 

voce sabe os cuidados basicos para prevenir - Você sabe os cuidados básicos para prevenir incêndios na cozinha?

 

Outras dicas fundamentais de prevenção e combate a incêndio em cozinhas profissionais são:

    • Elaborar um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI): este documento visa que as instalações da empresa estejam em conformidade para o combate a incêndio, e operando da forma correta;
    • Treinar funcionários: é fundamental que os funcionários do estabelecimento saibam como agir em situações de risco. Por isso, todo dono de bar ou restaurante precisa preparar os colaboradores para agir nessas situações;
    • Ter cuidados especiais com o gás: é essencial tomar alguns cuidados em relação a este material altamente inflamável. Atente-se aos botijões de gás, pois devem ser armazenados em locais ventilados, limpos e protegidos de fontes de calor.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale.

Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?