A panela de pressão é um dos itens que mais assusta as pessoas na cozinha. Há aqueles que não conseguem nem mesmo ficar no mesmo cômodo enquanto a penela faz o cozimento.

Porém, não precisa-se temer o utensílio. Desde que se use corretamente, a panela de pressão pode cozinhar os alimentos muito mais rápido do que a panela convencional sem gerar riscos.

Como surgiu a panela de pressão?

Em grandes altitudes a pressão atmosférica é menor, o que faz com que a água ferva a 80°C, levando muito tempo para cozinhar os alimentos.

Diferente de quando se está no nível do mar que a água ferve aos 100°C, ou seja, a água fica em uma temperatura maior antes de evaporar, cozinhando melhor os alimentos.

Pensando nisso, em 1679 o físico francês Denis Papin inventou um utensílio que ele mesmo descrevia como algo que “amolece os ossos e cozinha rapidamente as carnes mais duras”.

Era um recipiente que fechava de forma hermética, feito de ferro fundido e com uma válvula de segurança.

A pressão interna criada pelo vapor de água aumentava a temperatura de ebulição chegando aos 120°C e a válvula permitia a saída do excesso de vapor evitando que o utensílio virasse uma bomba.

Desta forma os alimentos, sobretudo os mais difíceis de cozinhar como carne e feijão, eram cozidos de maneira mais rápida.

E assim surgiu a panela de pressão que conhecemos, mas somente em 1905 é que surgiram as primeiras panelas de uso doméstico.

 

VocE tem medo dos riscos - Você tem medo dos riscos da panela de pressão?

 

Veja algumas dicas de como usar a panela de pressão sem riscos

A primeira dica para a utilização dessa panela de forma segura e para que alcance o efeito desejado ao alimento é nunca encher mais de 2/3 da panela com os líquidos, nem colocar alimentos secos.

Também é importante verificar se a válvula está limpa e desentupida, pois se estiver suja, a pressão não terá por onde sair, gerando um possível acidente. Além disso, confira se a panela está fechada corretamente.

É preciso ficar atento durante o cozimento, pois a pressão deve estar saindo durante todo o processo. Caso note que a pressão parou de escapar pela válvula, desligue o fogo e espere a panela esfriar.

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale.

Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas.

Se está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?