A preocupação com a praticidade e higiene levou a um aumento do consumo de água pela população brasileira nos últimos anos. Além disso, o consumo de água mineral é, na maioria das vezes, a melhor alternativa frente à situação de crise hídrica vivida anualmente por vários estados do país.

Engana-se, porém, quem acha que a água mineral comprada tem qualidade garantida, a falta de atenção na compra da água pode trazer graves consequências à saúde. Confira abaixo alguns dos cuidados que devemos ter na hora de comprar água mineral.

Evite o armazenamento em locais aquecidos

É necessário atenção ao local de armazenamento das embalagens, evitando lugares aquecidos ou diretamente expostos ao sol e recusando embalagens que possam ter sido mantidas sob essas situações.

O calor pode provocar o crescimento de algas e outros microrganismos capazes de produzir toxinas e provocar doenças como a gastroenterite, tornando a água imprópria para o consumo. Além disso, certas empresas utilizam o Bisfenol A (BPA) na confecção das suas embalagens plásticas.

Conforme já dito em outro artigo, o BPA pode atuar no corpo como um disruptor do sistema endócrino por mimetizar hormônios naturais do organismo. O excesso de BPA no corpo pode aumentar ou diminuir a ação de diversos hormônios, podendo levar à infertilidade e ao desenvolvimento de câncer.

Atente-se ao prazo de validade

Ao contrário do que muita gente pensa, água mineral tem sim prazo de validade e este deve ser observado no momento da compra. O prazo de validade das águas minerais está relacionado à qualidade das suas embalagens.

Embora não consiga ser vista a olho nu, há troca de substâncias entre a água contida na garrafa e o ambiente através da embalagem. O que definirá um maior prazo de validade da embalagem é a capacidade que o material tem de isolar a água do meio exterior.

Recipientes capazes de isolar a água por um maior período de tempo terão prazos de validade superiores. As embalagens de garrafa PET possuem validade de 36 meses, os quais representam a validade de uma embalagem retornável da água de 20 litros. Também não deverão ser aceitas embalagens próximas a produtos com cheiro forte. O plástico pode absorver odores que contaminam a água devido à sua característica de troca de substâncias com o ambiente exterior.

que voce deve ter ao comprar agua mineral - Cuidados que você deve ter ao comprar água mineral

Confira se a distribuidora é licenciada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina, através da Resolução RDC nº 06 de 11 de dezembro de 2002, procedimentos bem definidos sobre armazenamento, transporte, distribuição e comércio de água mineral para garantir o padrão de qualidade da água engarrafada.

Sendo assim, é muito importante conferir se a distribuidora em que irá comprar a água possui licença para o comércio de água mineral.

Evite adquirir a água de ambulantes em semáforos, ruas e parques, pois não é possível saber se a água comercializada passou por análise e inspeção dos órgãos fiscalizadores.

No momento da compra, deve-se checar se houve violação do lacre e verificar se consta as informações claras, precisas e em língua portuguesa no rótulo acerca da qualidade, composição, origem e identificação do fabricante ou importador, data de fabricação e data de validade.

Caso o lacre esteja violado ou não conste essas informações no rótulo, o consumidor deve recusar imediatamente o produto.

Verifique a higienização das embalagens

A higienização dos garrafões e recipientes é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos e garantir uma água saudável. O armazenamento em local limpo e arejado também contribui para manter a qualidade da água mineral.

Ao comprar, recuse garrafões sujos e/ou que foram armazenados em locais fechados. A limpeza do garrafão deve ser feita idealmente com álcool 70 e uma toalha de papel descartável, com o movimento do bocal para fora.

Já os recipientes podem ser limpos com uma mistura de água e bicarbonato de sódio e uma esponja ou escova.

Pesquise sobre a empresa

Use a tecnologia a seu favor! Uma rápida pesquisa sobre a empresa, os processos de envase e a fonte pode fornecer informações valiosas a respeito da qualidade do produto.

O mais importante na hora de comprar a água mineral é ter a certeza que o produto comprado é de qualidade e, para isso, todo cuidado é pouco.

Referência: https://bityli.com/6oy32

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbrás, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?