Quando falamos em armazenamento de gás, falamos sobre segurança. E em se tratando de segurança, seja em qualquer aspecto da nossa vida, não devemos deixar de nos informar muito para evitar qualquer tipo de acidente. Afinal: como armazenar corretamente um botijão de gás?

Hoje a Gás Vale apresenta 5 dicas para armazenar seu gás de cozinha ou industrial com segurança para que você possa aproveitar ainda mais a sua cozinha ou negócio com a segurança que você merece. Continue a leitura e compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Tudo começa na hora da compra

Por mais que pareça irrelevante, a segurança começa justamente na hora da compra. Fique muito atento na hora de adquirir seu botijão de gás no mercado. É importante comprar apenas de empresas certificadas e renomadas, principalmente pela ANP.

Compre apenas com a Gás Vale.

Gás de cozinha em Bombinhas: mais segurança

Uma das dicas antes de armazenar seu gás com segurança, é estar seguro sempre que a válvula tenha o selo do INMETRO assegurando sua homologação.

Outra dica extra de mais segurança é verificar o estado do botijão. Ele não pode apresentar sinais de ferrugem, estar amassado ou sem pintura, já que mostra um estado ruim de conservação.

Gás de cozinha em Bombinhas: onde NÃO armazenar seu gás

Dando continuidade, vamos relembrar algumas coisas: nunca armazene-o perto de ralos ou grelhas, para que, no caso de vazamentos de gás, o produto não escoe e infiltre nas tubulações. Outra dica é evitar instalar ou armazenar o seu botijão perto de instalações elétricas.

gas de cozinha em bombinhas - Gás de cozinha em Bombinhas: dicas para armazenar com segurança

Gás de cozinha em Bombinhas: posição do botijão

É importante que você mantenha o botijão sempre no sentido vertical. Não deite, vire-o ou sofra impactos mesmo vazios. Também tenha cuidado com a manipulação da mangueira. Assim, você não correrá riscos com possíveis acidentes.

Após realizar a instalação, faça o teste da espuma, aplicando com uma esponja com espuma de detergente na válvula e verificando que não se forme bolinhas de ar, o que indicaria um vazamento. Você pode fazer o mesmo teste na conexão da mangueira com o fogão. Sem vazamentos, sem riscos.

Gás de cozinha em Bombinhas: cuidado ao cobrir seu botijão

Pode parecer sem sentido, mas não é. Não cubra seu botijão com capas de tecido ou plástico, pois elas podem ser inflamáveis durante o armazenamento do seu gás. Aproveite essas horas e verifique como anda a mangueira plástica, certificando-se que ela esteja com um bom aspecto e dentro da validade.

Outra dica é verificar que a mesma não esteja próxima demais da traseira do fogão, porque apesar de resistente, ela pode oferecer perigo.

Gás de cozinha em Bombinhas: não deixe seu gás sem cobertura ou no sol

O recomendado é que o botijão de gás seja armazenado em local arejado e limpo com boa circulação de ar em uma área externa, para evitar o acúmulo de gás em caso de vazamentos.

Apesar de o botijão de gás ficar em um local aberto, o calor do sol pode danificar o bom funcionamento da mangueira e do regulador de pressão, sendo ideal que ele fique em um local coberto para evitar as altas temperaturas do sol. É muito importante realizar o armazenamento de gás da forma correta, para evitar eventuais problemas.

Referência: https://bit.ly/3xK5Ufx

Gás Vale, distribuidora de gás LP para casa ou empresa em Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade da Supergasbras. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20 e P45, além de água de 20L da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, peça agora!

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?