Se você possui gás de cozinha ou gás natural, sabe muito bem que os equipamentos necessitam de troca. Estes itens indispensáveis em sua residência deixam a rotina mais prática e ao passar dos anos esse assunto pede atenção redobrada.

As tubulações de gás, equipamentos como registros e mangueiras precisam de cuidados extras e possuem a necessidade de realizar trocas periódicas. Recomendamos que a manutenção destes itens seja feita por profissionais especializados na área, seguindo as normas de segurança e trabalho para que não ocorra nenhum risco de acidentes.

No entanto, pode ficar despreocupado, a validade destes equipamentos de gás possuem longa duração. Você deve procurar realizar a manutenção ao perceber que o fluxo de gás está instável, ou a mangueira e registo já estão desgastados, podendo gerar chamas mais potentes até explosões.

Mesmo que o gás encanado seja o mais seguro, a sua troca é bastante complicada, caso more em apartamento a gestão do condomínio deve prover a substituição de ar e evacuação dos gases, para que não ocorra combustão. A organização da manutenção dos equipamentos deve ser pensada desde o início da construção ou instalação em sua residência, ou edifício, por ser um ato necessário de mudança ao decorrer dos anos.

A instalação do gás natural necessita que os equipamentos estejam em ótimas qualidades, trabalhando de forma independente e eficiente, evitando vazamentos de risco. Para que evite vazamento todos os equipamentos devem estar em ordem seguindo as normas do INMETRO e garantindo não só a sua segurança como a de todos.

qual a validade dos equipamentos a gas 1 - Gás de cozinha no bairro Jardim Praia Mar em Itapema: qual a validade dos equipamentos a gás?

Como cuidar dos esquipamentos de gás?

Ao realizar qualquer manutenção procure um profissional qualificado na área, cada equipamento possui sua especificação. Caso realize a troca errada entre as peças, pode causar sérios danos a sua integridade física.

Mangueira

A mangueira de gás possui uma vida útil de 5 anos após a sua fabricação. Você conseguirá perceber que este item estará precisando de troca quando as juntas estiverem impedindo que o gás saia, rompendo a mangueira. Para verificar a data de fabricação basta observar no próprio equipamento.

Isso ocorre por dois fatores, primeiro a mangueira pode estar antiga e já atingiu ou passou de sua data de validade, ou segundo, quando a mangueira passa muito tempo esticada, causando rachaduras ou tricôs em sua superfície. Evite ficar mexendo, isso diminuirá sua durabilidade.

Para realizar a limpeza é simples, basta passar um pano seco bem delicadamente para que não movimente o gás e causando vazamentos. De modo algum utilize pano úmido para remover a sujeira, com o tempo a malha revestida em aço inox ou cobre pode enferrujar. Então fique atento!

Válvula/registro regulador de gás

Segundo o INMETRO a validade da válvula reguladora de gás possui 5 anos a partir de sua data de fabricação, após este dia o consumidor deve ficar atento a troca e a irregularidades no equipamento. Para verificar a data basta observar o verso do regulador.

Este equipamento é essencial para a verificação de segurança do gás de cozinha, regulando a passagem de gás até a mangueira de forma autônoma.

Espero que essas dicas tenham ajudado a entender e inspecionar a validade dos seus equipamentos de gás.

Referência: https://bityli.com/HjIJkQAa

Gás Vale, distribuidora de gás LP para casa ou empresa em Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade da Supergasbras. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20 e P45, além de água de 20L da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique em dúvida, peça agora!

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?