Existem diversas versões sobre o surgimento do profiteroles, porém a mais aceita é de que a sobremesa foi criada no século XVI, por um chef italiano, a pedido da rainha da França, Catarina de Médici.

O profiteroles foi considerado uma das grandes criações do chef e até hoje está presente na França, agora mais popularizada e com diversos aperfeiçoamentos.

Porém, a cobertura permanece seguindo seu padrão clássico, mas os recheios têm se diferenciado bastante, deixando o sorvete e ousando em cremes, geleias e doces.

Muitas pessoas costumam confundir o profiteroles com o famoso doce carolina., porém, a diferença do profiteroles para a nossa famosa carolina está no tamanho, quantidade e produção.

A carolina é um nome brasileiro para o profiteroles, mas ela possui diferenças, geralmente são pequenas, com recheios mais simples e cobertura mais dura, nada parecida com a calda.

Pensando nisso, a Gás Vale separou uma receita deliciosa de profiteroles, confira:

receita de profiteroles - Receita de profiteroles para encantar a família

Ingredientes

Calda:

  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de chocolate em pó;
  • Meia xícara de leite;
  • 1 colher de manteiga.

Massa:

  • 3 colheres de manteiga;
  • 1 pitada de sal;
  • 5 colheres de farinha de trigo peneirada;
  • 3 ovos.

Montagem:

  • 1 xícara e meia de sorvete de flocos.

Modo de preparo

Calda:

Em uma panela média, coloque o açúcar, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos até engrossar. Desligue o fogo e deixe reservado.

Massa:

Em uma panela, leve ao fogo a manteiga, o sal e meia xícara de água. Quando levantar fervura, retire do fogo, e adicione a farinha de trigo, mexa rapidamente com uma colher de cabo longo.

Volte ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar da panela e formar uma bola. Retire do fogo e despeje em um recipiente. Junte os ovos, um a um, mexendo bem após cada adição.

Com o auxílio de um saco de confeitar, faça bolinhas de massa (do tamanho de morangos) sobre uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno a 200°C, preaquecido, por cerca de 20 minutos.

Montagem:

Com o auxílio de uma faca, corte os profiteroles no sentido horizontal. Recheie com o Sorvete de Flocos e vá colocando em um prato grande, em camadas, formando uma pirâmide. Em seguida despeje a calda por cima.

E os seus profiteroles estão prontos!

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbras, fornecido pela Gás Vale.

Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?