A instalação de gás em apartamento gera muitas facilidades para os condôminos. Por isso, os moradores prezam cada vez mais por esse benefício na hora de escolher um novo lugar para morar. Entretanto, adotar esse sistema exige alguns cuidados para que a distribuição seja, de fato, eficaz.

Neste artigo, entenda mais sobre o assunto e veja como é feita a instalação de gás encanado em condomínios.

Vantagens da instalação de gás encanado em apartamento

A instalação de gás em apartamento traz diversos benefícios e comodidades para a rotina dos moradores.

  • Praticidade: o primeiro deles, sem dúvidas, é a comodidade de nunca ficar sem gás devido ao abastecimento periódico e programado;
  • Versatilidade: o gás encanado pode ser utilizado não só na cozinha, mas também para aquecimento de chuveiros e funcionamento de outros aparelhos eletrodomésticos que não são o fogão;
  • Economia: o uso de gás em substituição à eletricidade gera muita economia, principalmente por conta do seu alto poder calorífico.

Entretanto, vale sempre lembrar que, para usufruir dessas vantagens sem dores de cabeça, é necessário contar com uma empresa altamente especializada na hora da instalação, só assim pode-se evitar problemas como vazamento de gás.

Como é feita a instalação de gás em apartamento?

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de gás encanado:

  • Gás Natural (GN): vem da rua, é transportado por gasodutos e chega nos apartamentos por sistemas de tubulação embutidos. O abastecimento é contínuo;
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP): é provido por meio de botijões e cilindros instalados no térreo do prédio. O abastecimento é periódico.

Ambas as opções são muito seguras quando instaladas corretamente. A escolha por uma delas, portanto, se dá pela facilidade de instalação e segurança do abastecimento considerando a proximidade com a central de distribuição.

Em prédios mais antigos, que estão implementando o sistema de canalização agora, o GLP pode ser muito mais prático por esses motivos, já que não depende de ligação com a rua.

Neste caso, é necessário fazer um estudo do local para entender onde é o melhor ambiente para a instalação, seguindo as normas de segurança estabelecidas pela ABNT.
A rede de canalização é composta por diferentes canos, todos individualizados e servindo a uma unidade específica. Basicamente, existe um terminal central de GLP, por onde o gás passa primeiro. Ele é, então, levado para diferentes ramais de distribuição, que por sua vez direcionarão o gás para os encanamentos individuais de cada apartamento.

Assim sendo, ainda que exista a individualização do gás — o que é o mais recomendado —, o encanamento do gás, bem como tudo relacionado à sua instalação é considerado comum a todos os condôminos.

tudo sobre a instalacao de glp em apartamentos. - Saiba tudo sobre a instalação de GLP em apartamentos

Qual é a responsabilidade do síndico sob a instalação de gás encanado?

A instalação de gás em apartamento é tratada como bem comum do condomínio, e, por isso, não é responsabilidade direta de nenhum condômino. Sendo assim, é clara a responsabilidade do síndico sobre a manutenção, troca, instalação ou quaisquer outros aspectos relacionados à sua distribuição no condomínio.

Para uma gestão de sucesso, o administrador deverá organizar-se para que os gastos, já no próximo mês, sejam rateados como despesa no valor da taxa condominial, com base no critério exposto na Convenção.

Juridicamente, explica-se o seguinte:

Segundo os artigos 1.331 a 1.358 do novo Código Civil, há, no prédio, partes da estrutura como o solo, o telhado e as redes gerais de distribuição (água, luz e gás) que são propriedade comum dos condôminos. Portanto, tais elementos não podem ser divididos ou separados de forma individual, bem como os custos relacionados aos mesmos.

O artigo 1.348 ainda deixa claro que compete ao síndico toda a diligência relacionada a conservar e guardar as partes comuns, além de zelar pela prestação de serviços de interesse dos proprietários.

Por este motivo, na hora de escolher o fornecedor para o seu condomínio, é importante pensar nisso.

Existem empresas como a Supergasbras que oferecem, junto ao serviço de fornecimento, a manutenção da instalação de gás, tudo para garantir toda a segurança e economia que o condomínio precisa, sem interferir na medição individual.

Porque fazer instalação de gás em apartamento com a Supergasbras?

Se você está pensando em levar o GLP até seu condomínio, consulte antes a Supergasbras. Você vai ter o fornecimento de uma energia com mais economia e segurança, que você poderá usar para:

  • o aquecimento de água no chuveiro, para um banho mais confortável e, ao mesmo tempo, com menor custo;
  • a cozinha, proporcionando mais rapidez para você cozinhar os alimentos, já que o GLP possui alto poder calorífico;
  • o aquecedor de pátio, para utilização em locais abertos;
  • o aquecedor a gás, opção com melhor custo-benefício para realizar backup de placas solares;
  • lavar e secar as roupas com mais economia do que no sistema elétrico, isso garante peças mais macias;
  • o uso do GLP na churrasqueira, pois não faz fumaça e é até 70% mais econômico;
  • aquecimento de ambientes;
  • SGI Digital para cálculo de consumo individual de gás, ou seja, uma tecnologia gratuita que possibilita o acompanhamento do consumo de cada unidade de apartamento.

Referência: encr.pw/9JSBo

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbrás, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?