A água mineral é um produto de origem natural e não passa por processos de tratamento e por isso requer cuidados especiais em sua armazenagem. Dependendo do local onde é armazenada, a água pode ter suas características modificadas.

O armazenamento correto da água começa já na hora do transporte, regido por Resoluções da Anvisa – de 2002 e 2006 – e se estende a todas as etapas da distribuição e armazenamento em comércios e, mais tarde, em residências.

Como fazer o armazenamento correto da água?

  • O teto dos locais de armazenamento deve ser livre de goteiras e vazamentos para evitar a formação de umidade e bolores.
  • O local de armazenagem da água não deve ter incidência de sol, claridade excessiva ou calor nem umidade, pois eles incentivam o desenvolvimento de algas presentes naturalmente na água. O recomendado é que a temperatura do local fique abaixo dos 25ºC. De preferência, armazene o produto em local fechado.
  • Não armazene o produto próximo a produtos químicos ou que exalem cheiros fortes. (Ex.: produto de limpeza, combustíveis, etc.)
  • Para fazer o armazenamento correto da água, o depósito deve ser limpo, mas sem a utilização de produtos de limpeza que contenham cheiros fortes.
  • Os prazos de validade tanto de garrafões de 20 litros quanto da própria água devem ser rigorosamente respeitados.
  • As embalagens devem ser colocadas sobre pallets ou estrados limpos e secos e em bom estado de conservação e nunca em contato direto com o piso. O recomendado é estar a uma altura mínima de 45 centímetros do chão e das paredes e a cerca de 60 centímetros dos tetos.
  • Ralos internos devem ser evitados para que o armazenamento correto da água seja feito. Se não for possível retirá-los do local, o ideal é optar pelos sifonados e tampados.
  • Verificar a rotatividade do produto, consumir primeiro o que chegou primeiro.

dia da agua como armazenar agua mineral de forma correta. - Especial Dia da Água: como armazenar água mineral de forma correta

Em residências:

  • Não expor as garrafas e garrafões de água a locais com muita luz solar ou calor, uma vez que isso contribui para o desenvolvimento de algas presentes naturalmente na água;
  • Evitar colocar as garrafas de água diretamente no chão ou muito próximas às paredes;
  • Os garrafões devem ficar longe do fogão, da passagem de animais e de locais com muita umidade;
  • Após abertos, os garrafões de água devem ser consumidos preferencialmente em um período de 15 dias;
  • Os garrafões de 20 litros de água não devem ser utilizados para outros fins, pois são embalagens retornáveis;
  • A proximidade com produtos químicos, combustíveis, gás de cozinha ou com cheiros muito fortes podem alterar as características da água. Por isso, evite estocá-los um perto do outro.

Dicas extras:

  • Não é permitido fumar próximo às áreas de armazenagem da água mineral;
  • Evitar deixar água em carros fechados debaixo do sol;
  • É importante a utilização de capas protetoras nos garrafões, de preferência escuras, para evitar a entrada de luz. Siga as instruções de higienização do garrafão descrita no lacre antes de abri-lo.
  • Retire completamente o lacre e a tampa antes de colocar o garrafão no bebedouro. Guarde a tampa até o final do consumo.

 

Esclarecimento

É muito comum o aparecimento de algas (limo) em água mineral, mesmo fechados e lacrados. Isto pode ocorrer basicamente devido à exposição do produto ao calor ou à luminosidade. As algas são organismos do reino vegetal, presentes naturalmente na microbiota das águas minerais. São microscópicas, porém, como todo organismo fotossintético, utiliza a luz solar para produzir nutrientes orgânicos e se reproduzir.

Na presença de luz solar inicia-se o processo de fotossíntese e, com ele, a produção de clorofila – responsável pela cor verde das algas. Seu desenvolvimento pode ser rápido ou lento, dependendo de sua exposição ao sol e ao calor.

Essas algas não são patogênicas, ou seja, não causam doenças ou distúrbios no organismo humano, porém seu aparecimento altera as características organolépticas (cor, odor e sabor) da água.

Referência: https://bityli.com/33Kklk

Gás Vale – Sua distribuidora de Gás LP para Casa ou Empresa em Santa Catarina

A melhor distribuidora de gás para a sua casa ou sua empresa! Vendemos gás de qualidade Supergasbrás, fornecido pela Gás Vale. Comercializamos botijões de gás P5, P13, P20, P45 da Supergasbras, além de água de 20l da Imperatriz e Gravatal.

O gás da Supergasbras possui combustão controlada e excelente poder calorífico. Atendemos Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Porto Belo.

Não fique na dúvida, se você reside nas cidades de Itapema, Tijucas, Governador Celso Ramos, Porto Belo e Bombinhas, e está precisando de gás, peça pelo site clicando no botão abaixo ou entre em contato conosco.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?